Mãe de português morto na guerra da Ucrânia pede ajuda para trasladar corpo

Jerónimo Guerreiro morreu em combate
Mãe de português morto na guerra da ucrânia pede ajuda para trasladar corpo

A mãe de Jerónimo Guerreiro, português que terá sido morto esta semana no conflito entre Ucrânia e Rússia, pediu apoio ao consulado para poder trasladar o corpo do jovem, adiantou o Governo português.

José Cesário, secretário de Estado das Comunidades, disse que a mãe solicitou apoio consular para a trasladação do corpo e que a Embaixada de Portugal em Kiev vai “fazer tudo o que puder” nesse sentido.

“(A trasladação é) a grande preocupação da mãe. Podermos ajudá-la a trazer o corpo. Já pedi à nossa embaixada para fazer tudo o que puder no sentido de tentarmos chegar ao corpo, mas é muito difícil porque a área, pelo menos pela informação que temos, a área estará controlada pelos russos”, explicou.

Questionado sobre se tem informações sobre mais cidadãos portugueses a combater na Ucrânia, José Cesário disse “não haver confirmação” de números.

“Sabemos que há lá casos, mas não temos confirmação total porque são pessoas que estão e depois deixam de estar e eles não nos informam. Nem têm que informar, porque estão lá a título meramente pessoal”, concluiu.

O secretário confirmou hoje à Lusa a notícia da morte, em combate, na Ucrânia, do cidadão português Jerónimo Guerreiro, e que a família pediu apoio consular para a trasladação do corpo para Portugal.

“Tenho a informação desde ontem [sábado] à tarde e só hoje de manhã é que tive a resposta da mãe do jovem. Efetivamente, ela confirmou-me o que se passou. Ela recebeu a informação de lá. Eu tinha recebido a informação através de fontes pessoais, aqui”, disse.

Mas o governante ressalvou: “Não temos uma confirmação definitiva oficial. Mas é oficiosa”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Aí está o bombardeiro para combater incêndios no minho

Aí está o bombardeiro para combater incêndios no Minho

Próximo Artigo
Fábio silva falha europeu de sub-21 devido a lesão

Fábio Silva falha Europeu de sub-21 devido a lesão

Artigos Relacionados