João Barbosa, ‘influencer’ natural de Barcelos, diz que irá mudar de sexo, em resposta a uma queixa apresentada pela Comissão da Cidadania e Igualdade de Género (CCIG).
O ex-YouTuber (foi banido pela plataforma de vídeos em 2023) publicou um vídeo no X (ex-Twitter) onde afirma estar a assinar documentos legais, num escritório de advogados, para uma mudança de sexo.
“Numeiro”, que entretanto mudou o seu ‘alias’ no X para “Numeira”, tem insistido nessa rede social que irá mesmo avante com o procedimento legal para a mudança.
“Para quem achava que isto era uma brincadeira, estou neste momento no escritório do meu advogado, a assinar o requerimento para mudança de sexo no registo civil, por isso lembrem-se que a partir de agora, quem falar mal de mim, está a incitar ódio contra as mulheres”, diz João Barbosa num vídeo partilhado na mesma plataforma.
Em comunicado, a CIG revela ter recebido mais de cem denúncias sobre declarações de Numeiro, proferidas no X, em que acusa as mulheres de usarem o aborto como contraceptivo.
“A CIG manifesta a sua profunda preocupação e repúdio face às declarações recentemente divulgadas por um criador de conteúdos digitais, que desrespeitam gravemente os direitos das mulheres e espalham desinformação sobre o aborto”, referia o comunicado.