“Humana seja a nossa dor” é o novo livro de Vânia Mesquita Machado

“humana seja a nossa dor” é o novo livro de vânia mesquita machado

Vânia Mesquita Machado, pedriata, escritora e colunista em várias publicações, incluindo o jornal digital O MINHO, lançou um livro sobre a humanização da medicina, “Humana seja a nossa dor”, narrativa de “contos simples, talvez ficcionados, sobre pessoas doentes e médicos de pessoas”.

“humana seja a nossa dor” é o novo livro de vânia mesquita machado
Capa de “Humana Seja a Nossa Dor”, livro da autoria de Vânia Mesquita Machado. DR

De acordo com a autora, o fio condutor do trabalho reflete-se na realidade, transformada em histórias, “entre restos de vivências pessoais ou contadas ou imaginadas”, reunidos por Vânia, que “ao longo dos anos a memória foi arquivando”.

A autora editou no início do ano o seu primeiro livro, “Microcosmos Humano”, uma obra ficcional, inspiradas nas vivências de Vânia Mesquita Machado, em que retrata uma viagem à psicoterapia.

Em “Humana Seja a Nossa Dor”, Vânia recorda que todos os médicos e doentes são seres humanos.

“Ambos travam batalhas diárias contra a doença, e urge serenar a turbulência na relação ‘médico-doente’, fruto de conflitos alimentados pela forma como o ‘ato médico’ é moldado para ser catalogado como mero indicador de produtividade económica, e pela avidez sensacionalista de um certo tipo de jornalismo que apenas pretende vender ou captar audiências denegrindo a Medicina”, afirma a escritora.

O objetivo principal do livro é contribuir para a humanização da medicina, reavivando o espírito de missão intrínseco à vocação de cada médico, revelando que também se aprende com os doentes.

Vânia Mesquita Machado nasceu em Braga, em 1973, e escreveu vários artigos no portal digital P3, no jornal Público e jornal Correio do Minho.

Desde 2013, a autora tem sido pontualmente convidada pelo jornalista João Fernando Ramos para participar no Jornal 2, na RTP2, dando a sua opinião sobre temas relacionados com pediatria.

Em 2015, começou a colaborar como cronista na Revista Spot de Braga e no Jornal digital O Minho, tendo sido também entrevistada no noticiário Bom dia Portugal da RTP1, apelando à comparticipação da vacina conjugada antipneumocócica, que meses mais tarde foi incluída no Plano Nacional de vacinação.

Vânia pertence à comissão da cultura, área da literatura, da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos, desde o início do ano.

Neste momento, Vânia tem três livros terminados a aguardar edição. Um romance para maiores de sessenta anos, uma história para pré-adolescentes e um livro de poesia.

As encomendas podem ser feitas através do endereço de e-mail Humana.seja.a.nossa.dor@gmail.com.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior

Balcão da Caixa em Vila Praia de Âncora já não fecha... ou não fecha já?

Próximo Artigo
Vitória preparado para as próximas batalhas

Vitória preparado para as próximas batalhas

Artigos Relacionados