Braga celebra 100 anos de Carlos Paredes pelas mãos de Mário Laginha

Na sexta-feira
Braga celebra 100 anos de carlos paredes pelas mãos de mário laginha
Foto: Márcia Lessa / Arquivo

Para celebrar o centenário de Carlos Paredes, o Theatro Circo encomendou um projeto especial ao pianista e compositor Mário Laginha, reconhecido pelo seu “talento em unir a tradição musical portuguesa com a linguagem universal do jazz”. Este tributo “singular”, que decorre na sexta-feira, a partir das 21:30, promete uma “interpretação inovadora e profundamente emotiva da obra do mestre da guitarra portuguesa”.

No palco de uma sala praticamente esgotada, Mário Laginha será acompanhado por um quarteto de músicos excecionais: Julian Argüelles (saxofone), Romeu Tristão (contrabaixo) e João Pereira (bateria).

“Juntos, darão vida a um desafio único, onde a riqueza harmónica do jazz se encontra com a melancolia e a beleza inconfundíveis da música de Carlos Paredes”, refere a nota enviada às redações pela sala de espetáculos bracarense.

Nas palavras de Mário Laginha, “Carlos Paredes era único, desconcertante, invulgar, despojado, e com uma personalidade incrivelmente fascinante.”

“A portugalidade que Carlos Paredes evocava nas suas composições transcende épocas e ressoa no coração do nosso imaginário. Transportar essa herança para o palco, reinterpretada por Laginha e o seu quarteto, é um feito que exige respeito e criatividade. Com a sua mestria, Mário Laginha traduz a alma do repertório de Paredes, criando um espetáculo único que homenageia a tradição e celebra a contemporaneidade”, lê-se no mesmo comunicado.

Em 2025, cumprem-se 100 anos sobre o nascimento de Carlos Paredes, um dos mais importantes e influentes músicos portugueses do século XX. Criador de um repertório original que levou ao mais alto nível as possibilidades expressivas da guitarra portuguesa, Carlos Paredes “influenciou distintas gerações de músicos nacionais e internacionais, contribuindo para a popularização deste instrumento junto de vastas audiências. O seu legado, pleno de memória e modernidade, ocupa um lugar central no nosso património cultural”.

Esta encomenda integra as celebrações do Centenário de Nascimento de Carlos Paredes, um programa pluridisciplinar que cruza várias geografias e distintas disciplinas e áreas de intervenção.

Os últimos bilhetes para Mário Laginha estão à venda 15 euros (7,5 euros c/ cartão Quadrilátero) no Theatro Circo, locais habituais e ‘online‘.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Benfica está nos ‘oitavos’ da liga dos campeões

Benfica está nos ‘oitavos’ da Liga dos Campeões

Próximo Artigo
Estudante de ponte de lima apanhado a vender droga junto a escola de viana

Estudante de Ponte de Lima apanhado a vender droga junto a escola de Viana

Artigos Relacionados