Aí está o bombardeiro para combater incêndios no Minho

Kamov UR CBK
Aí está o bombardeiro para combater incêndios no minho
Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Um helicóptero bombardeiro pesado Kamov UR CBK está, já desde este domingo, no Centro de Meios Aéreos de Braga, para atuar no Minho, incluindo o Parque Nacional da Peneda-Gerês, podendo operar nos distritos de Vila Real, do Porto e de Aveiro.

Nesta fase de nível “Charlie”, o Kamov é uma mais-valia, mas segundo apurou O MINHO, faz ainda muita falta um helicóptero bombardeiro ligeiro, pois este tipo de aeronave é o ideal para o ataque inicial a fogos florestais e no transporte de operacionais.

Tal helicóptero bombardeiro ligeiro, tipo um A350 B3 Ecureuil, descola mais rapidamente e leva consigo uma equipa de cinco militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, dispondo de um “balde” com 900 litros de água. 

Já o Kamov UR CBK, por sua vez, é a aeronave que, sendo também de asa rotativa, tem uma capacidade de quatro mil litros de água, que é a sua única função, não levando consigo quaisquer operacionais para serem largados num teatro de operações.

Nos incêndios florestais preconiza-se a primeira intervenção de helicóptero bombardeiro ligeiro do tipo um A350 B3 Ecureuil, depois reforçado por helicóptero bombardeiro pesado, como é o Kamov UR CBK, com a própria tripulação a despejar a água. 

E o Centro de Meios Aéreos de Braga tem toda a capacidade para aportar simultaneamente tal helicóptero bombardeiro ligeiro e a Câmara Municipal de Braga investiu recentemente 400 mil euros, nesse sentido, para poder acolher esse tipo de héli ligeiro.

O Aeródromo Municipal de Braga está este ano uma vez mais a acolher e a cooperar com o Centro de Meios Aéreos de Braga, onde conforme está protocolado para assistir qualquer tipo de helicópteros, estão equipas dos Bombeiros Voluntários de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Centenas de malas por reclamar no aeroporto do porto

Centenas de malas por reclamar no aeroporto do Porto

Próximo Artigo
Mãe de português morto na guerra da ucrânia pede ajuda para trasladar corpo

Mãe de português morto na guerra da Ucrânia pede ajuda para trasladar corpo

Artigos Relacionados