Foi em junho de 2004 que os serviços do Alfa Pendular puderam circular, pela primeira vez, no ramal ferroviário de Braga, iniciado uma ligação que hoje se traduz em oito viagens diárias (quatro para cada sentido) entre a cidade dos Arcebispos e a capital do país, Lisboa.
A inclusão deste serviço, que passava a permitir mais facilmente a possibilidade de um minhoto se deslocar de comboio até Lisboa e regressar no mesmo dia, acabou por ser um importante incentivo para o uso do comboio na nossa região, para além de ter permitido reformular totalmente os ramais de Braga e, posteriormente, o de Guimarães.
Este domingo, a Comboios de Portugal (CP) recordou o momento através das redes sociais, com a seguinte publicação: “Sabia que…em junho de 2004 se iniciou o serviço Alfa Pendular entre Braga e Faro?”.
E, na página de Facebook da CP, lê-se ainda: “A progressiva modernização e eletrificação da rede ferroviária portuguesa, nomeadamente as intervenções realizadas no Ramal de Braga, contribuíram para a substituição da tração diesel neste troço e o aumento de velocidades. Esta nova ligação em comboio Alfa Pendular teve como uma das novidades o atravessamento do rio Tejo pela ponte 25 de Abril e contribuiu para o início de uma nova forma de viajar de e para Braga, bem como na região do Minho”.